SulAmérica melhora a disponibilidade, agilidade e segurança com a infraestrutura hiperconvergente da Nutanix
A adoção robusta das soluções Nutanix pelo maior grupo segurador do Brasil vem proporcionando os avanços necessários para prosperar em seu setor cada vez mais digital
Após uma longa jornada junto às equipes da SulAmérica e da Nutanix, construímos uma das principais nuvens híbridas do Brasil. Um projeto inovador, com resultados fantásticos e mais um cliente inteiramente satisfeito.
Por mais de 125 anos, a SulAmérica, a maior seguradora independente do Brasil, tem se dedicado a proteger seus clientes para melhorar sua qualidade de vida, cuidando de sua saúde física, mental e financeira através de produtos e serviços de saúde, odontológicos, vida, previdência e investimento.
Marcelo Fonseca, Superintendente de Infraestrutura de TI da SulAmérica, gerencia uma equipe de TI composta por quase 90 funcionários, todos focados em operar dentro de uma estratégia multi-nuvem bem definida e utilizando a hiperconvergência como base para gestão dessa infraestrutura.
Antes da Nutanix, a SulAmérica enfrentava os desafios que muitas vezes surgem a partir da estrutura muito complexa de uma empresa madura. A empresa tinha um ambiente repleto de várias unidades de armazenamento e vários servidores que exigiam atualizações e substituições anuais de equipamentos extremamente caros. “Era complicado para nós. Imaginem isto: Eu costumava comprar novo armazenamento aqui para meu ambiente de produção e tinha que me preocupar se seria compatível com nossa replicação para o mundo do DRP (Disaster Recovery Plan)”, explica Marcelo.
Como uma empresa bem consolidada servindo a todo o Brasil, Marcelo e sua equipe sabiam que precisavam encontrar um ambiente tecnológico mais simples, ágil, altamente disponível e resiliente para suportar o sucesso contínuo da SulAmérica.
Marcelo e sua equipe iniciaram uma pesquisa para migrar um de seus ambientes legados para um ambiente mais enxuto, em que a complexidade de gestão dessa infraestrutura fosse próxima a zero.
compartilha Marcelo. Ao contrário de adquirir o tradicional ambiente de 3 camadas: armazenamento, servidor e switches de rede separadamente, eles migraram todo o legado para uma estrutura hiperconvergente.
Após alguns testes, Marcelo descobriu que a Nutanix era capaz de oferecer a solução completa, econômica e altamente disponível que a SulAmérica estava procurando. Eles decidiram então migrar toda sua solução de virtualização tradicional para o Nutanix AHV.
Desde que se tornou cliente no final de 2019, a SulAmérica adotou muitas outras soluções da Nutanix, incluindo o Prism, Flow, Calm, Era e Karbon, cujo uso cresce mês após mês para fornecer soluções para nuvem privada, banco de dados, continuidade de negócios e recuperação de desastres, e automação e operações. Tudo isso sem gastar um único centavo a mais no orçamento, ao contrário, entregando em um ROI de 3 anos e alguns milhões de volta aos cofres.
A SulAmérica também possui ambientes de banco de dados Oracle, SQL e soluções como o RH OpenShift, SAS e muitas outras rodando dentro do ambiente Nutanix, além de todo o portfólio que a Nutanix oferece.
Um dos benefícios que Marcelo e sua equipe mais gostam ao trabalhar com a Nutanix é a disponibilidade sempre ativa da infraestrutura hiperconvergente.
“Quando se tem soluções muito descentralizadas — armazenamento de uma marca, processamento de outra — o fim da vida útil desses equipamentos é diferente. Estas questões trouxeram problemas e incidentes de gerenciamento complexos da infraestrutura heterogênea que estava agindo como bloqueio para nossa alta disponibilidade”, diz Marcelo.
Com o apoio da Nutanix, Marcelo informa que, nos últimos anos, a disponibilidade da SulAmérica aumentou até o limite de 99,9999%. “Hoje, o cliente está acostumado a soluções de alta tecnologia e a um atendimento confiável. Eles não podem visitar seu médico e não acessar nossa empresa para autorizar o serviço, por isso a SulAmérica valoriza esta questão de alta disponibilidade”, explica Marcelo.
Em meio a um mundo com muitos ataques cibernéticos de alto nível, a SulAmérica está grata por se beneficiar do aumento da segurança através da microssegmentação de rede com a adoção do Nutanix Flow.
“A segurança é aumentada pela criação de segmentos de redes virtuais dentro da camada de rede virtual. Com isso, somos capazes de isolar o ambiente, por exemplo, o ambiente de desenvolvimento não acessa o ambiente de validação que não acessa o ambiente de produção. Estas se tornam redes distintas”, explica Marcelo.
Ao fazer parceria com a Nutanix para utilizar suas soluções, a SulAmérica experimentou uma economia de custos de 50% nas soluções de recuperação de dados.
A solução anterior não só era difícil de gerenciar, como também extremamente dispendiosa. Os equipamentos individuais da solução precisavam ser substituídos, mas não seriam compatíveis com os outros elementos, fazendo com que Marcelo tivesse que substituir muitos equipamentos extremamente caros que funcionavam bem sozinhos.
“Com a Nutanix, fomos capazes de utilizar uma solução muito mais robusta de recuperação de dados com tecnologia muito mais avançada e um orçamento muito menor do que eu vinha utilizando nos anos anteriores, tudo isso mantendo um ambiente muito heterogêneo e com muitos equipamentos que eu só precisava mudar de vez em quando”, compartilha Marcelo.
Marcelo também exalta que a Nutanix fornece uma solução mais coesa, facilmente escalável e diretamente alinhada com a estratégia de negócios da SulAmérica.
“Tenho uma iniciativa contínua com a Amazon Web Service (AWS), que é outra parceira nossa para este mundo em nuvem. Comecei a fazer alguns testes para transferir do mundo Nutanix para a nuvem AWS, e descobri que a elasticidade do meu ambiente se amplia com a escalabilidade da Nutanix de forma extremamente rápida. Por exemplo, se em meu ambiente on premises eu começar a ter falta de recursos, posso transbordar este ambiente usando uma nuvem AWS de maneira transparente e simples”, diz Marcelo.
A pandemia da COVID-19 começou exatamente no mesmo momento em que Marcelo e sua equipe já estavam expandindo seu trabalho a partir de opções domésticas, oferecendo mais produtos virtuais aos clientes e iniciando a aquisição dos primeiros nós Nutanix.
“A SulAmérica realizou algumas ações há alguns anos, oferecendo serviços de telessaúde e tele aconselhamento que quase anteciparam este problema da pandemia. Além disso, a questão de poder levar rapidamente nossos funcionários para casa a partir de nossa experiência anterior de trabalho remoto, trouxe a nossos clientes um nível de serviço que muitas empresas não conseguiam alcançar tão rapidamente”, explica Marcelo.
Com a infraestrutura hiperconvergente da Nutanix, a SulAmérica se beneficiou da economia de tempo para sua equipe.
“Antes da Nutanix, se eu tivesse uma crise que precisava ser resolvida, teria que reunir várias pessoas em uma sala — especialista em armazenamento, especialista em rede, especialista em nuvem, especialista em sistemas operacionais, especialista em web — para que eu pudesse entender o que estava acontecendo”, diz Marcelo. “Com a arquitetura Nutanix, tenho um único console que faz toda a gestão e com uma equipe integrada e informada, posso entender mais rapidamente o que está acontecendo”.
Com a simplicidade da arquitetura Nutanix, a SulAmérica foi capaz de montar sua equipe de engenharia de confiabilidade (SRE), que fornece todo o apoio a sua equipe de desenvolvimento. Hoje, a equipe de SRE não é mais um modelo tradicional de infraestrutura, e sim uma equipe de pessoas com habilidades multidisciplinares para servir a toda a empresa, economizando tempo e recursos.
A agilidade comercial da SulAmérica melhorou, graças à sua parceria com a Nutanix. Hoje, a empresa é capaz de criar ambientes novos muito mais rápidos.
“Se os desenvolvimentos à distância ocorrem em um único ambiente, e o ambiente de desenvolvimento precisa realizar um teste para saber se há uma falha de segurança ou problema de desempenho, o próprio desenvolvedor pode então publicar de forma automatizada e rápida a aplicação em questão no ambiente Nutanix e a partir daí começar a realizar sua cadeia de testes com base em toda a segurança que temos antes de publicar algo em produção”, detalha Marcelo.
Além disso, a SulAmérica está sempre no mercado à procura de novas empresas para investir. Ao fazer aquisições, a agilidade da infraestrutura hiperconvergente da Nutanix facilita a aproximação da SulAmérica às fusões, graças à capacidade de integrar rapidamente as empresas ao seu ambiente.
Marcelo e sua equipe também apreciam o rápido e eficiente suporte ao cliente disponível para a SulAmérica pela Nutanix.
“O suporte ao cliente da Nutanix é excepcional. Minha equipe técnica pode se conectar rapidamente através de uma sala virtual com os engenheiros da Nutanix para identificar um problema em conjunto e resolvê-lo rapidamente. Eles proporcionam a agilidade que necessitamos, identificando rapidamente o problema e trazendo a solução”, diz Marcelo.
De acordo com Marcelo, todo o ambiente de produção legado da SulAmérica — departamento odontológico, departamento de saúde, banco de dados web, Kubernetes, tudo — foi ou será migrado para o ambiente Nutanix no final de 2021. A SulAmérica não terá nada além da Nutanix funcionando em seu centro de dados, promovendo efetivamente a adoção robusta das soluções Nutanix para o conglomerado de seguros brasileiro.
A SulAmérica também planeja aumentar o uso do hipervisor da Nutanix (AHV) para 100% dentro da companhia no próximo ano, uma vez que ele provou ser um hipervisor tão forte. Além disso, no próximo ano, a SulAmérica planeja operacionalizar 100% de seu ambiente dentro de sua estratégia de recuperação de dados utilizando o conceito Nutanix em dois sites distintos.
A segurança é outra oportunidade para a adoção de soluções Nutanix que a SulAmérica planeja continuar explorando nos próximos anos. Atualmente, a SulAmérica utiliza o Nutanix Flow e criptografia de dados para aspectos de segurança, mas existem outros elementos da Nutanix que podem ser utilizados para proteger seu ambiente. “Acho que hoje todo o setor de tecnologia está muito preocupado com a questão da segurança. A SulAmérica está estudando cada vez mais as ferramentas, plataformas e monitoramento que podem ser utilizadas para resolver a questão da segurança no setor de tecnologia. Atualmente, temos uma forte crença nos conceitos de Site Reliability Engineering (SRE) e de observabilidade para os próximos anos”, compartilha Marcelo.
Nós da ScaleUP e a Nutanix temos orgulho de fornecer à SulAmérica a infraestrutura hiperconvergente e as soluções de que precisam para dar o melhor suporte a seus valiosos clientes enquanto avançam tecnologicamente suas operações e economizam tempo e dinheiro para seus negócios.