Os modelos de Nuvem Computacional

Leandro Paes
Leandro Paes

De acordo com a entidade de padronização America NIST (National Institute of Standards and Technology), Cloud Computing é “um modelo para permitir o acesso onipresente, conveniente e sob demanda à rede a um pool compartilhado de recursos de computação ajustáveis. Por exemplo: redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços que podem ser provisionados e liberados rapidamente com o mínimo de esforço de gerenciamento ou provedor de serviços interação.”

O modelo de Nuvem tem 5 características essenciais, 3 modelos de serviço e 4 modelos de implantação.

As 5 características essenciais são:

  1. Portal de Auto-Serviço. O consumidor pode provisionar recursos computacionais como Servidores e Storage de maneira automatizada, ou seja, sem muita intervenção humana.
  2. Vasto acesso as Redes. Resumidamente uma capacidade ampla de acesso aos recursos através de diversos dispositivos de qualquer lugar.
  3. Agrupamento de Recursos. O provedor deverá possuir recursos computacionais (Processamento, Memória, Armazenamento e banda de rede) disponível para alocação sobre demanda para os seus clientes.
  4. Elasticidade Rápida. Capacidade de elasticamente de crescer ou diminuir (Scale Out/ Scale In) de forma automática os recursos computacionais de acordo com a demanda ou necessidade do cliente.
  5. Mensurar os Serviços. O uso de recursos pode ser monitorado, controlado e relatado, proporcionando transparência tanto para o provedor quanto para consumidor do serviço utilizado.

Os Modelos de Serviço de Nuvem são basicamente 3: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Sofware como Serviço).

Para entendermos melhor esses modelos e uma matriz de responsabilidade, vamos nos apoiar na figura abaixo, que define bem quem é responsável por cada componente em seus respectivos modelos de seviço. =

Obs. AZUL responsabilidade do cliente e CINZA responsabilidade do fornecedor de Cloud, Hosting ou Colocation.

Nos Modelos de Implementação do Cloud Computing podemos dividir em basicamente 4 modelos:

  1. Nuvem Privada. A infraestrutura de Cloud Computing é para uso exclusivo por uma única organização. Pode ser de propriedade, gerenciada e operado pela organização, um terceiro, ou alguma combinação deles, e pode existir dentro ou fora das instalações da organição.
  2. Nuvem Comunitária. A infraestrutura de Cloud Computing é para uso exclusivo por um comunidade de consumidores de organizações que compartilham preocupações (por exemplo, missão, requisitos de segurança, política e considerações de conformidade). Pode ser de propriedade, gerenciado e operado por uma ou mais organizações da comunidade, um terceiro parte, ou alguma combinação deles, e pode existir dentro ou fora das instalações.
  3. Nuvem Pública. Este é um modelo de implementação utilizado pelos grandes fornecedores de Cloud Computing, como: AWS, AZURE, GCP e outros. Onde a infraestrutura de Cloud Computing é de propriedade e responsabilidade do fornecedor de Cloud.
  4. Nuvem Híbrida. O modelo de implementação de Nuvem Híbrida é composto por dois ou mais modelos de implementação de Nuvem, mas estão vinculadas por tecnologia padronizada ou proprietária que permite que dados e aplicativos tenham portabilidade entre as Nuvens.

Compreender todos esses modelos é muito importante para as empresas escolherem o melhor modelo de adoção para cada cenário.

Deixar o modelo de consumo da TI tradicional (infraestrutura de 3 camadas) já é uma realidade. Compreender os cenários e levantar todos os pontos positivos e negativos de cada modelo de nuvem, trará uma visão clara e facilitará a justificativa na implementação e operação para cada área de negócio.

A estratégia de adoção no consumo de TI no modelo Nuvem deve ser uma prioridade em todas a empresas e isso não quer dizer que tudo é viável para Nuvem Pública ou Nuvem Privada. O mundo atual é híbrido, e a ideia do “fazer mais com menos” é um mantra que escutamos cada vez mais nos clientes, onde a estratégia do uso e consumo da Nuvem Híbrida parece ser a mais indicada para a grande maioria das empresas.

Leandro Paes
Leandro Paes

Diretor Executivo

Compartilhar

Leia também

Nuvem

Nutanix Cloud Platform no Equinix Metal: combine o poder da Nutanix Cloud Stack com o desempenho do bare-metal e o alcance global da Equinix

Nuvem

Introduzindo o Nutanix AOS 6.1

Mobilidade

A nova era do trabalho: conheça a solução Awingu