Aplicativo Turbonomic impulsiona a transformação digital da SulAmérica

Como a automação do Turbonomic diminui o tempo de resposta dos aplicativos à medida que a demanda dinâmica varia.

A ScaleUP tem o prazer de fazer parte da história de sucesso de mais um projeto na SulAmérica Seguros, fortalecendo a relação de parceria e confiança que construímos junto ao cliente.
  • 70% – Redução de tickets (chamados);
  • 24×7 – Garantia de desempenho/performance com o software tomando decisões  contínuas sobre recursos computacionais, diminuindo o tempo de resposta das aplicações;
  • 11% – Melhoria na densidade computacional da infraestrutura.
Desafio do cliente

Fundada em 1895, a SulAmérica é o maior grupo segurador do Brasil, com cerca de 7 milhões de clientes. Através de produtos e serviços de saúde, odontológicos, vida, previdência e investimento, a organização tem investido cada vez mais em sua transformação digital para se manter competitiva e buscando sempre encontrar oportunidades de melhorar o relacionamento com seus clientes. 

Um facilitador fundamental dessa transformação foi o Kubernetes. A SulAmérica possui uma infinidade de aplicativos internos de missão crítica e voltados para o consumidor que são executados na plataforma. Hoje, seu principal objetivo é aprimorar a forma como se relaciona com seus clientes e garantir uma resposta rápida e dinâmica em constante mudança no mercado de seguros.

Operar em escala desafia o desempenho e a resiliência

Rafael Noval, Líder de Tecnologia NOC & Web da SulAmérica, lidera uma equipe responsável pela execução de 57 aplicativos de missão crítica. Esses aplicativos abrangem aproximadamente 7.000 contêineres (~ 3.000 pods) e são executados em uma combinação híbrida de Red Hat OpenShift, virtualizado e on-premise, bem como na nuvem pública com Google Kubernetes Engine (GKE) e Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS).

Operar o Kubernetes em escala é uma tarefa complexa. Como muitas organizações, a equipe confiou no monitoramento, aproveitando o OpenShift e outros painéis para gerenciar a plataforma e sua ferramenta de APM para monitorar todos os seus aplicativos. Quando havia gargalos de recursos, a equipe do Noval tinha que perseguir as métricas de utilização na tentativa de identificar o problema. Essa abordagem manual os deixou reativos aos problemas de desempenho somente depois que eles ocorriam, o que desacelerou a equipe e a inovação que o investimento no Kubernetes deveria gerar, não conseguindo escalar junto com as necessidades de negócios da SulAmérica. A resiliência também estava se tornando um problema, quando um de seus servidores “on-premise” falhou devido a um certificado de host expirado, a equipe sabia que deveria haver uma maneira melhor de prosseguir.

“A empresa conta conosco para garantir o desempenho de nossas aplicações para que nossos clientes tenham a melhor experiência ao usar nossos serviços digitais”, afirma Emerson Freitas, Analista Líder de Tecnologia NOC & Web.

“À medida que nosso negócio crescia, a plataforma OpenShift precisava ser escalonada e sabíamos que deveria haver uma maneira melhor de gerenciar a complexidade.”
Solução

Quando a equipe automatizou o gerenciamento de recursos de aplicativos com Turbonomic, foi o começo de uma nova e mais simples maneira de operar, enquanto alcançavam melhorias incríveis no desempenho das aplicações. Eles automatizaram a colocação contínua de pods em seu ambiente de produção, bem como o dimensionamento inteligente de contêineres em seu ambiente de desenvolvimento, com isso, puderam melhorar o desempenho e a eficiência. Como resultado da automação, a equipe viu uma redução de 70% nos tickets dos chamados e uma melhoria de 11% na densidade computacional da infraestrutura.

Resultados do Cliente
Menor tempo de resposta do aplicativo durante picos de demanda

Hoje a Turbonomic está garantindo o desempenho de todos os 57 aplicativos de missão crítica, ao mesmo tempo em que simplifica as operações. Rafael Noval, Emerson Freitas e o restante da equipe entendem que a experiência do cliente é essencial para os negócios da SulAmérica. Quando pensam em garantia de desempenho, eles se sentem donos, não apenas no funcionamento, mas no tempo de resposta do aplicativo.

Desta forma, conectar o Turbonomic ao APM foi um próximo passo natural, permitindo que eles vissem exatamente como a automação estava mantendo os tempos de resposta baixos, mesmo com a demanda flutuante das aplicações.

Em períodos de alta demanda, como foram os casos do aplicativo SulAmérica Saúde para realização consultas online durante o pico da pandemia no Brasil e a contratação de seguro de vôo no feriado da Páscoa de 2021, o Turbonomic manteve o tempo de resposta baixo ajustando os recursos de forma dinâmica e automática e evitando altos índices de reclamações e insatisfações por parte dos beneficiários.

“Confiamos na automação da Turbonomic para dar aos nossos aplicativos, exatamente o que eles precisam para executar, rodando em segundo plano e mantendo os tempos de resposta baixos. Os resultados foram transformadores para nosso negócio e nossos clientes”, diz Freitas. “Também deu tempo para nossa equipe voltar a trabalhar em novos projetos para a SulAmérica. ”

Expandindo a automação na nuvem híbrida

A SulAmérica tem uma estratégia de nuvem híbrida, aproveitando vários provedores de nuvem junto com sua propriedade local com base nas necessidades de seus aplicativos. Alguns aplicativos são implantados no local porque têm dependências do ambiente legado, como acesso a dados que estão hospedados lá. Outros aplicativos estão aproveitando os serviços do Google ou AWS, caso em que são implantados no GKE ou EKS. Onde quer que esses aplicativos de missão crítica sejam executados, eles devem manter os tempos de resposta baixos e as plataformas em que são executados devem ser resilientes.

Com o tempo que ganharam com as automatizações da Turbonomic, a equipe conseguiu se concentrar em projetos estratégicos para o negócio, sendo o maior deles o “Serviço de Carga Global”. Com essa iniciativa, eles estão arquitetando as plataformas para garantir a segurança e a disponibilidade dos aplicativos em seus data centers e provedores de nuvem. Se eles perderem a conectividade na nuvem ou no local, a implementação de DR ativo-ativo em sua nuvem híbrida garantirá que seus aplicativos de missão crítica nunca deixem de atender aos clientes. 

Turbonomic é uma peça crítica para esta estratégia de nuvem híbrida, pois manterá continuamente baixos os tempos de resposta das suas aplicações, sejam aplicativos executados em OpenShift, GKE, EKS, Nutanix Karbon ou outras distribuições Kubernetes, ou em seus ambientes tradicionais executados em VMware ou IaaS (Infraestrutura como Serviço).

Como parte desse novo padrão de controle, a equipe do Noval também usará o Turbonomic para gerenciar dinamicamente os recursos em todo o ciclo de vida do aplicativo. À medida que as aplicações passam do Desenvolvimento para Homologação e para a Produção, eles aproveitarão as ações inteligentes para garantir que obtenham os recursos de que precisam para executar desde o momento em que são implantados no Dev até o ambiente de produção crítico, que afeta diretamente a experiência do cliente . 

Além dos benefícios de desempenho, a equipe aproveitará a capacidade do Turbonomic de manter a conformidade automaticamente – a Turbonomic ingere rótulos de nós do Kubernetes e move automaticamente os pods ao mesmo tempo em que considera essas restrições. E, à medida que a plataforma se expande para suportar novos aplicativos e novas linhas de negócios, eles também usam os recursos de planejamento do Turbonomic.

“Com o desempenho e a automação contínua dos aplicativos que alcançamos com o Turbonomic gerenciando o OpenShift, planejamos fazer o mesmo para nossa infraestrutura local, nossos ambientes de nuvem e quaisquer novos ambientes em contêineres”, diz Noval. “Turbonomic será nosso padrão de controle em nossa nuvem híbrida.”

Operacionalizando o desempenho orientado por SLO

A transformação digital da SulAmérica é uma jornada contínua de modernização de aplicativos para melhor atender seus clientes. Nem todos os aplicativos são desenvolvidos da mesma forma. A maneira como eles são rearquitetados ou reorganizados podem ser diferentes. Mas a Turbonomic oferece à equipe uma visão unificada dos aplicativos tradicionais e nativos da nuvem, garantindo que todos os aplicativos sejam executados continuamente em todas as fases da transformação.

Rafael e sua equipe entendem o impacto do tempo de resposta do aplicativo na experiência do cliente. Eles esperam expandir a automação do Turbonomic para as equipes de SRE (Engenharia de Confiabilidade de Sites), que estão focadas em atender aos objetivos de nível de serviço (SLOs) específicos. Com o Turbonomic, a SulAmérica pode aproveitar totalmente os benefícios da elasticidade dos aplicativos nativos da nuvem, fazendo com que o software gerencie dinamicamente os recursos com base nesses SLOs.

“O objetivo macro da nossa equipe é fornecer uma nuvem híbrida orientada por aplicativos e com SLO”, diz Noval. “Os aplicativos serão executados onde for mais adequado para o negócio e terão um desempenho contínuo e encantarão nossos clientes.

A Turbonomic não está apenas nos ajudando a operacionalizar especificamente nossa visão, mas também nos dando mais tempo para focarmos no que impacta estrategicamente os negócios da SulAmérica.”

Assista à Jornada para a Nuvem Híbrida e torne a sua rota para a Multicloud mais segura e menos dolorosa!